BOLETINS METEOROLÓGICOS

Maré Astronômica e Meteorológica

12/04/2017 14:27

A partir desta quarta-feira, vento forte persistente com rajadas de 60 a 70 km/h no litoral de SC e mar grosso com picos de onda de 3,5 a 4,0 m. Condição de ressaca, desaconselhável para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Essa condição de tempo é favorecida devido à passagem de um sistema frontal no oceano gerando a Maré Meteorológica.
-
Maré Astronômica : A maré astronômica é um fenômeno caracterizado pela subida e descida periódicas do nível do mar e de outros corpos de água que tem uma ligação com o mesmo (estuários, lagunas, etc.). A maré astronômica resulta da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. A tábua de marés fornece a altura da maré astronômica na baixa-mar (maré baixa) e na preamar (maré alta) e a hora em que elas ocorrem em um determinado local. No Brasil, a tábua de marés é elaborada pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).
-
Alagamentos Pontuais: A Defesa Civil de Itajaí avisa os moradores das regiões ribeirnhas que o pico da Maré será entre 14 e 16h. com a Préamar.
-
Estas condições deve se repetir na próxima madrugada entre 3 e 4h. e na tarde de quinta-feira entre 15 e 16h.

-
Acompanhe também as informações em nosso .facebook
-
A Defesa Civil de Itajaí recomenda acompanhar os boletins meteorológicos desta COMPDEC.
Fonte: UNIVALI / SIMEPAR / DHN - MARINHA DO BRASIL
COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE ITAJAÍ – COMPDEC
Telefones: 199 / 3341-6199

Autor: Marinho Lopes Stringari Filho.
Fonte: Meteomarinha