Seminário Regional da Defesa Civil reúne centenas de participantes

Data de inclusão: 22/11/2018 15:08

O Seminário Regional de Fortalecimento da Cooperação e Resiliência realizado nesta quinta-feira (22) em Itajaí reuniu quase 400 participantes de 16 cidades do Estado no Centreventos. O evento gratuito integra a programação da Secretaria de Estado da Defesa Civil em alusão à primeira década após a enchente de 2008.

A iniciativa teve como objetivo principal relembrar a passagem dos 10 anos do "Desastre de 2008" e fomentar o debate e a reflexão sobre a importância das políticas nacionais e internacionais de Redução de Risco e Desastres (RRD).

Na época, as fortes chuvas que caíram sobre o estado entre os dias 20 e 25 de novembro causaram enchentes e deslizamentos que deixaram 135 mortos, 22 desaparecidos e mais de 78 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. Foram cerca de 60 municípios afetados e mais de 1,5 milhões de pessoas atingidas nas regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

“Para nós, agentes da Defesa Civil, quando se perde uma vida é como se perdesse uma parte da gente, pois a nossa missão é lutar para resgatar e salvar vidas”, definiu o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow.

Durante o seminário, foi realizada a reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí e o Fórum Permanente de Proteção e Defesa Civil. Houve ainda a apresentação das agências que atuam na resposta a desastres e uma mesa redonda das organizações de ensino que produzem conhecimento nesta área.

“Após 10 anos, continuamos estudando e avaliando o que aconteceu naquele desastre. Deste momento difícil podemos constatar que os órgãos estaduais e locais evoluíram e se capacitaram muito”, afirma o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior

O evento em Itajaí também contou com a presença do promotor da ONU (Campanha Cidades Resilientes), Sidnei Furtado, e da palestrante Moema Dutra Freire, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Eventos como este são de extrema importância para fomentarmos políticas públicas quanto aos riscos e desastres em cooperação com todos os municípios, para darmos mais segurança e proteção a nossa comunidade”, finaliza o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

Ao longo do mês, os municípios da região realizam uma série de atividades preventivas como rotas de fugas em escolas, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, simulados, sessão solene na Câmara de Vereadores, exposição de fotos, inauguração de memoriais, plantio de mudas e a participação no Concurso de Desenhos.

Seminário Regional da Defesa Civil reúne centenas de participantes