Simulado integrado de resposta a desastres será realizado em Itajaí

Defesa Civil do município participará do treinamento entre os dias 14 e 18 de maio
Data de inclusão: 09/05/2018 18:22

A Defesa Civil de Itajaí participará, entre os dias 14 e 18 de maio, do simulado integrado de resposta a desastres, organizado pelo Governo Federal em conjunto com o Exército. Na manhã desta quarta-feira (09), representantes das entidades participantes nas ações se reuniram na Prefeitura de Itajaí para acertar detalhes do simulado.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e a Defesa Civil Estadual, além dos órgãos de defesa dos municípios de Pomerode, Gaspar e Blumenau, também participarão das ações. A preparação das atividades ocorrerá no dia 14, com o início dos treinamentos no dia 15. O encerramento está previsto para o dia 17. No dia 18, as entidades vão fazer uma avaliação das ações desenvolvidas durante o simulado.

“Nestes dias a movimentação de viaturas e equipes será intensa, mas a comunidade não precisa se preocupar, pois este exercício busca a sintonia entre os órgãos que atuam em situação de crise. Isto é fundamental para estarmos sempre preparados”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

O treinamento tem como foco os seguintes procedimentos: organização da estrutura de apoio à população e emprego de material e pessoal habilitado a executar ações de busca, transporte e alojamento de desabrigados; distribuição de itens emergenciais; apoio de saúde e emprego de meios de segurança pública em situações extraordinárias.

Simulado integrado de resposta a desastres será realizado em Itajaí