Estudo de impacto ambiental da barragem de Botuverá é apresentado à comunidade

26/03/2015 17:38

Nesta quarta-feira (25) foi realizada Audiência Pública que trata do Licenciamento Ambiental da Barragem de Botuverá. O encontro, realizado em Botuverá, reuniu cerca de 200 pessoas dentre moradores e representantes do poder público da cidade e também de Brusque, Itajaí e municípios do Vale do Itajaí. Uma comitiva de Itajaí esteve presente na audiência. Da Defesa Civil foram o coordenador, Everlei Pereira, o engenheiro ambiental, Raphael Catarina o engenheiro civil, Roberto Passos Miranda e o geólogo Jannio Aguilar. Da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão participaram os engenheiros civis Amarildo Madeira e Rodrigo de Freitas e da Câmara de Vereadores o presidente da Comissão de Defesa Civil, Giovani Félix.

Os estudos técnicos para a construção da Barragem de Botuverá iniciaram em 2013. Ela será construída a 17 quilômetros do centro do município, na localidade de Ribeirão do Ouro. Terá 40 metros de altura e será responsável pelo armazenamento de 20 milhões de metros cúbicos de água. “O volume da vazão da água das cheias no Itajaí-Mirim vai reduzir de 720 para 370 metros cúbicos por segundo com a barragem. Isso terá consequências extremamente positivas em Itajaí, que recebe toda esta água” fala o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira. O tempo de recorrência da obra é de 50 anos.

O projeto prevê a utilização múltipla da Barragem de Botuverá. Além da contenção de cheias, a Defesa Civil, trabalha com a possibilidade de gerar energia com a estrutura. Estudos já apontam que o barramento permitirá a geração de 1 Megawatts de potência. Isso seria suficiente para abastecer o próprio município de Botuverá. Sobre o fornecimento de água potável para municípios a jusante, a previsão é que quando o assunto entrar para a pauta de discussão, haverá condição de atender municípios como Brusque, Guabiruba, Itajaí e até mesmo Balneário Camboriú. A estrutura planejada poderá fornecer água potável para as cidades até o ano de 2040. Saiba mais sobre a Barragem de Botuverá aqui.

Em Itajaí, a Audiência Pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA será no dia 1º de abril, às 19h, na Câmara de Vereadores. Itajaí foi contemplada com a obra de Melhoramento Fluvial no Rio Itajaí-Mirim e Canal Retificado que prevê a construção de duas comportas no Itajaí-Mirim, limpeza e desassoreamento do curso antigo e contenção das margens e aprofundamento do canal retificado.

A obra faz parte de um pacote de obras de prevenção e combate às cheias do Governo do Estado. Das nove ações traçadas pela Defesa Civil de Santa Catarina, e que também contribuem com a prevenção das cheias em Itajaí, já foram implantadas o Radar Meteorológico localizado em Lontras, e a elevação das barragens em Taió e Lontras que já está em obras.

Informações Adicionais:

Defesa Civil: 3341-6199