BOLETINS METEOROLÓGICOS

Boletim 027: dengue em Itajaí deixa de ser surto e passa a ser epidemia

25/03/2015 09:58

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta terça-feira (24) a confirmação de mais 21 casos de dengue. No total, 613pessoas já foram confirmadas com a doença até o momento. Além dessas, outras 80 aguardam resultado. Os pacientes estão sendo medicados e orientados.

 

Com a confirmação desses novos casos, Itajaí deixou de estar em estado de surto e se encontra agora em estado de epidemia. “Segundo o Ministério da Saúde, uma cidade é considerada epidêmica, quando atinge 300 casos para cada 100 mil habitantes, Itajaí possui hoje 200 mil habitantes, e mais de 600 casos, com isso nosso município é considerado epidêmico”, explica o Coordenador de Combate à Dengue, Lucio Vieira.

 

“Porém, esta epidemia está concentrada nos bairros, São Vicente e Cordeiros. Alguns outros bairros também possuem casos, porém não tanto como nesses dois. Por isso as atividades de combate à dengue serão intensificadas. Nossos agentes estarão diariamente nesses bairros, realizando visitas às residências, e o “carro inseticida” está passando pelo Bairro Cordeiros, durante a madrugada”, acrescenta o Coordenador.

 

Todos devem estar atentos aos sintomas da dengue. Quando sentir febre alta, dor nas juntas, manchas avermelhadas, dor atrás dos olhos, dor de cabeça e falta de apetite, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência imediatamente.

 

Até o momento, quatro bairros já tiveram casos positivos de dengue: São Vicente, Cordeiros, São Judas e Cidade Nova. Isso mostra que nenhum local está livre do problema, todos devem ter atenção não e deixar objetos que possam acumular água a céu aberto.

 

Desde o dia 31 de janeiro, a Defesa Civil está recebendo as denúncias da população. Todos os casos são avaliados pelos agentes, que eliminam os focos e orientam a população. Em caso dos terrenos baldios com entulhos, são repassados aos fiscais da Secretaria de Urbanismo para vistorias e aplicação de multas.

 

As denúncias podem ser feitas pessoalmente, na sede da Defesa Civil, ou por telefone, através do 3341-6199, que funciona 24 horas por dia.

------------------------------

Informações adicionais:

Secretaria de Comunicação

Telefone: 3341-6009
 

Aguarde