NOTÍCIAS

Amônia é tema de capacitação da Defesa Civil e Pesca

30/09/2014 11:10

Representantes da defesa civil e setores de pesca, da AMFRI participaram nesta segunda-feira (29) de uma capacitação sobre o gás amônia. O curso ministrado pelo Engenheiro Uórani Gaspodini incluiu os conceitos sobre a inspeção de segurança em sistemas de refrigeração industrial e uma visita técnica à sala de máquinas e equipamentos da empresa Canaã Indústria e Comércio de Pescados.

 

Os municípios de Itajaí e Navegantes possuem a maior concentração de amônia do Brasil por terem o Porto que é a principal entrada do produto e ainda muitas empresas pesqueiras da região que o utilizam. Como o gás é tóxico, é de extrema importância que os órgãos competentes como a defesa civil fiscalizem de forma adequada a utilização do produto.

 

O engenheiro em segurança do trabalho e especialista em climatização de refrigeração, Gaspodini exalta o interesse dos profissionais que participaram do curso. “Os setores presentes merecem todo o mérito por terem essa preocupação com o tema, principalmente porque este curso foi realizado a pedido da defesa civil, e agora eles possuem conhecimento básico para orientar e cobrar das empresas a adequação deste produto e assim evitar possíveis situações de risco”.

 

Durante todo o dia, representantes dos órgãos de defesa civil e pesca dos municípios de Itajaí e Penha, além de funcionários da AMFRI, aprenderam sobre como interpretar a Norma NR-13, vasos de pressão e tubulações. Formas de elaborar estratégias para o combate e prevenção de sinistros amoniacais utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) também foram abordados.


___________________________
Informações Adicionais:
Defesa Civil: 3341-6199
 

Aguarde