BOLETINS METEOROLÓGICOS

NOTA METEOROLÓGICA

30/07/2014 17:28

Nos meses de agosto a outubro, os modelos de previsão climática continuam indicando o aquecimento atípico das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, bem como o enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para o oeste) na região equatorial, configurando o fenômeno El Niño com intensidade fraca a no máximo moderada.  Essa configuração muda o padrão de circulação geral da atmosfera, influenciando o regime de chuva no globo. Neste ano o fenômeno pode influenciar SC na primavera, com aumento de chuva e distribuição irregular (tipo Modoki).

 

O fenômeno pode ser de dois tipos:

 

- Clássico ou Canônico (canônico provém do latim e significa, de acordo com os padrões ou normas estabelecidas), a anomalia positiva de temperatura inicia no Pacífico Equatorial Leste, podendo se estender por todo Pacífico Equatorial na fase madura (verão), com aumento de chuva no Sul do Brasil e falta de chuva na região Nordeste, por exemplo, em 1997/1998 e 2009/2010.

 

 

- Modoki: não sustenta o aquecimento em todas as regiões do Pacífico, a anomalia positiva de temperatura inicia no Pacífico Equatorial Central, com anomalias negativas no Pacífico Equatorial Leste e Oeste, podendo provocar seca generalizada em todo o Brasil, por exemplo, em 2004/2005.

 

Segundo as previsões dos principais centros internacionais os indicativos são de um El Niño Modoki. Por isso, é preciso acompanhar a previsão nos próximos meses, pois como as condições oceânicas e atmosféricas mostram que o fenômeno não deve ser clássico, podendo ocorrer chuva irregular em SC.

 

 

Figura 1: (a) El Niño Canônico e (b) El Niño Modoki.

(Fonte: http://www.jamstec.go.jp/frcgc/research/d1/iod/e/elnmodoki/about_elnm.html)

 

 

FONTE: EPAGRI / CIRAM.

Aguarde