BOLETINS METEOROLÓGICOS

Previsão do Tempo Trimestral (julho/agosto/setembro)

30/06/2014 09:40
A previsão para o trimestre é de chuva acima da média climatológica no Estado. Agosto é o mês com maior possibilidade de ocorrer períodos prolongados sem chuva. A incidência de temporais e granizo é menor entre julho e agosto, e maior a partir de setembro, mas eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, que resultam em alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.

Climatologia: nos meses de julho e agosto, os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste, e de 80 a 130mm do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região que menos chove nesta época do ano. A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e sistemas de baixa pressão nos níveis baixos, médios e altos da atmosfera.  Setembro marca a transição entre o inverno e a primavera, dando início a época de chuva em SC com totais de precipitação mais elevados, variando entre 130 e 210mm. Neste mês é comum a influência de CCMs (Complexos Convectivo de Mesoescala), que se formam normalmente no Paraguai e se deslocam para SC, provocando chuva significativa especialmente no Oeste e Meio Oeste.

O inverno também é a época de atuação dos ciclones extratropicais, que oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Com relação à temperatura, a expectativa é de um inverno típico em SC, com frio dentro da normalidade. Porém, se espera que a temperatura mínima fique um pouco acima da média e a máxima um pouco abaixo da média climatológica, devido ao predomínio de dias mais nublados no período. Pela climatologia julho é o mês mais frio do ano no Estado e em setembro, gradativamente o frio começa a diminuir.
Especialmente nos meses de julho e agosto ondas de frio de origem polar são esperadas, com temperaturas próximas de zero grau, e até mesmo negativas, nas áreas altas do Estado, resultando na ocorrência de geada ampla. Episódios de neve também são esperados, nestes meses, nas áreas altas do Planalto Sul e por vezes até no Meio Oeste. Também não se pode descartar a ocorrência de episódios de frio acompanhados de umidade elevada, que podem resultar em geada negra, prejudicial à agricultura.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Nos meses de maio e junho a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, ficou acima da média climatológica. Esse aquecimento em torno de 0,5ºC a 1,5ºC, como mostram as Figuras 1 e 2, indica evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) no decorrer dos próximos meses, ainda durante o inverno de 2014. Entretanto, esse aquecimento deve causar alterações mais significativas nas condições de tempo e clima durante a primavera em SC.

tsm maio
Figura 1 - Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacífico,emmaio de2014.

tsm semana

Figura 2 -Anomalia da TSM nooceano Atlântico e Pacífico,entre 15 a 21/06/2014.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados neste site.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Erikson Oliveira (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC E UFSC.