Segue lenta a procura dos pais na confirmação da Fila Única

Pais devem levar a Certidão de Nascimento para confirmar pedido de vaga
Data de inclusão: 09/11/2011 18:23

Pais interessados em matricular seus filhos nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino têm até o dia 18 de novembro para confirmar o pedido de vaga na “Fila Única”. Quem não obedecer o prazo, perderá o lugar na fila. A confirmação do pedido é uma medida necessária em virtude da atualização do sistema, que não vai mais permitir duplicidade de inscrição.

De acordo com a Secretaria de Educação, houve um mal-entendido dos pais quando da instituição da Fila Única. “As pessoas acreditavam que teriam maior chance de obter vaga se inscrevessem seus filhos em mais de um Centro Infantil. Isso gerou duplicidade de inscrições e continuamos sem saber quantas crianças, efetivamente, esperam para ser atendidas”, afirma o Secretário da Educação, Edison d´Ávila, explicando que o novo sistema opera através da certidão de nascimento da criança e permite a inscrição em apenas um CEI, eliminando o duplo pedido de vaga.

Para que o novo sistema opere com exatidão, é necessária a confirmação do pedido de vagas no CEI mais próximo da residência ou do local de trabalho dos pais. “Sabemos que isso pode representar um transtorno para os pais, mas precisamos atualizar essas informações para que possamos conhecer a real demanda reprimida e estabelecermos metas para atendermos a contento a população”.

Itajaí já é pioneira no Estado na proporção de atendimento a Educação Infantil em número de habitantes, ultrapassando os maiores municípios como Joinville, Florianópolis e Blumenau. Atualmente, 84% de 0 a 3 anos, e 87% de 4 a 6 anos são atendidas pela rede municipal. Esse percentual é maior do que o estipulado pela Lei de Educação Infantil, no Plano Nacional de Educação que estabelece que até 2020 os municípios devem atender 50% da população de até 3 anos.

Atualmente, a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino atende 7.699 crianças de 0 a 6 anos de idade em 57 Centros de Educação Infantil.